Comunicado ABRA - 20 Julho 2012

Cães do canil municipal de Braga

Moderadores: itarroso, Moderador Geral

Comunicado ABRA - 20 Julho 2012

Mensagempor raquelp em Sábado Jul 21, 2012 01:10

Comunicado ABRA - Suspeita de surto infeccioso no Canil Municipal

No dia 18 de Julho, três dos cachorros que estavam no Canil Municipal de Braga, aquando a chegada dos voluntários que iam cumprir escala, demonstravam estar bastante debilitados, com descargas sanguinolentas e muito apáticos, tendo sido levados, de imediato, para uma clinica veterinária onde infelizmente já não foi possível fazer nada por eles.

No dia seguinte, este cenário permaneceu tendo-se encontrado mais três cachorros em estado já muito debilitado. Foram igualmente levados por voluntários para uma clinica veterinária. Dois deles não resistiram e um encontra-se com um prognóstico muito reservado.

Ainda não existem certezas quanto ao surto que se suspeita ser de carácter infeccioso. Temos, porém, a certeza que é contagioso, fulminante e dificilmente tratável. Aguardamos, neste momento, o resultado das análises laboratoriais que permitirão fazer o diagnóstico definitivo desta doença.

Neste momento, perante o quadro descrito, a ABRA aguarda o parecer e o plano de contingência do veterinário municipal para tentar mitigar os efeitos deste surto infeccioso junto dos animais que se encontram no canil. Assim que se justifique este comunicado será actualizado.

Apelamos a ajuda de todos pois é impossível, em termos económicos, tratar todos os animais que poderão vir a ser infectados. Tratando-se de doença infecto-contagiosa teme-se que tal seja o cenário mais provável.

Apelamos, ainda, a quem estiver em vias de entregar animais no Canil Municipal de Braga que tente procurar, no imediato, uma solução alternativa. A probabilidade de o animal contrair esta doença é significativa e o risco de morte bastante elevado.

Imagem
Avatar do utilizador
raquelp
 
Mensagens: 3467
Registado: Sábado Mar 31, 2007 18:05
Localização: Braga

Voltar para Adopções de Cães

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron