Comunicado ABRA - 18 Julho 2012

Gatos do gatil municipal de Braga

Moderadores: itarroso, Moderador Geral

Comunicado ABRA - 18 Julho 2012

Mensagempor raquelp em Sábado Jul 21, 2012 01:08

Comunicado ABRA - Surto infeccioso no Gatil Municipal

No dia 4 de julho, após vários dias de internamento num hospital veterinário, morreu um animal do gatil municipal de doença não diagnosticada mas com sintomatologia compatível com Peritonite Infecciosa Felina (PIF). Perante a impossibilidade de essa doença ser diagnosticada com confiança num animal vivo, e devido à extrema gravidade que a situação encerrava visto que no mesmo espaço temporal vários outros animais do gatil adoeceram com sintomas parecidos, a ABRA resolveu enviar o cadáver do animal para o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária onde extensos exames post-mortem foram conduzidos, a fim de se obter um diagnóstico definitivo.

Infelizmente ontem, 17 de julho, os nossos piores receios vieram a verificar-se pois a necrópsia efectuada ao cadáver do animal em questão, em conjunto com as análises histopatológicas efectuadas confirmaram estarmos na presença desta doença. A PIF é uma doença de origem vírica, incurável e normalmente fatal, de fácil disseminação em ambientes onde vários animais partilham um espaço restrito, ainda que sem contacto directo entre si.

Nos dias subsequentes outros animais começaram a demonstrar sintomas de doença, e apesar de todos eles terem sido levados por voluntários a clínicas veterinárias onde receberam tratamento, mais três animais não resistiram tendo morrido nos dias 16 e 17 de julho, respectivamente.

Neste momento, e em virtude deste quadro, a ABRA aguarda o parecer e o plano de contingência do veterinário municipal para tentar mitigar os efeitos deste surto infeccioso junto dos animais que se encontram no gatil. Assim que se justifique este comunicado será actualizado.

Informamos também que por razões de segurança, e até esta situação estar ultrapassada, a ABRA não realizará adopções de animais que entretanto entrem no gatil.

Apelamos ainda a quem estiver em vias de entregar gatos no Gatil Municipal de Braga que tente arranjar, no imediato, uma solução alternativa. A probabilidade de o animal contrair esta doença é significativa e o risco de morte bastante elevado.

Para mais informações sobre a PIF consulte o fórum ABRA, clicando aqui http://www.abra.org.pt/forum/viewtopic.php?f=5&t=316&sid=bdc525994f9c916896c1c4f491457bbc.
Avatar do utilizador
raquelp
 
Mensagens: 3467
Registado: Sábado Mar 31, 2007 18:05
Localização: Braga

Re: Comunicado ABRA - 18 Julho 2012

Mensagempor MariaChica em Segunda Jul 23, 2012 10:22

Caramba! Pobres gatinhos! :(

Se for preciso, eu posso acolher algum gatinho/gatinha que esteja em vias de entrar no gatil ou perder FAT.

Obrigada a todos os voluntários pelo esforço de salvar estes pequenos. E parabéns pela coragem.
MariaChica
 
Mensagens: 33
Registado: Terça Maio 10, 2011 12:24


Voltar para Adopções de Gatos

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron