Comunicado ABRA - 30 Junho 2012

2 comunicados nesta secção

Moderadores: itarroso, Moderador Geral

Comunicado ABRA - 30 Junho 2012

Mensagempor raquelp em Segunda Jul 16, 2012 10:57

Comunicado ABRA
(30 Junho 2012)


A ABRA tem como objectivo principal cuidar dos animais que se encontram no Canil Municipal de Braga. A par de todas as tarefas que essa actividade encerra, tais como limpar, mimar, dar conforto, dignidade e minimizar o sofrimento que é estar num canil de abate, a ABRA divulga os animais que entram na esperança que todos eles possam encontrar uma nova família.

Diariamente recebiamos pedidos para que determinados animais, não havendo adoptante, fossem retirados do canil por forma a evitar o seu abate. Mediante essa pressão exercida por várias pessoas, a ABRA, uma vez que mantinha uma relação mais próxima com os responsáveis de alguns hotéis caninos, concordou em agir como intermediária neste processo, facilitando assim alguns procedimentos -- transporte dos animais, consultas veterinárias, acompanhamento de potenciais adoptantes e visitas regulares para aferir as condições em que os animais se encontravam. Acresce que em muitos casos as madrinhas eram/são de áreas geograficamente distantes de Braga, o que naturalmente impedia que se pudessem encarregar de quaisquer pormenores. O pagamento das mensalidades sempre foi efectuado em comum acordo entre as pessoas que o faziam (madrinhas) e o hotel, não tendo a ABRA qualquer intervenção ou responsabilidade neste assunto.

Desta forma, uma pessoa a título individual, ou um grupo de pessoas de forma colectiva, juntava dinheiro e pagava as mensalidades dos animais que retiravam do canil. Ao longo dos anos fomos então actuando como facilitadores logísticos, se assim quisermos chamar, sendo que os custos inerentes a cada animal ficariam sempre a cargo das ditas madrinhas, tendo este ponto sido repetidamente vincado a todas as partes envolvidas, de forma a que não houvessem dúvidas. Sucede que a expectativa de retirar os animais e impedir o seu abate fez com que algumas pessoas se tornassem madrinhas de vários animais, chegando ao ponto de não pagar as mensalidades dos que já se encontravam em abrigo à sua responsabilidade.

Infelizmente, e em virtude da nossa acção de coordenação do processo entre as madrinhas e os hotéis tornamo-nos a face visível quando os pagamentos em falta se começaram a acumular, e desta forma a ABRA viu ser-lhe imputada uma dívida sobre a qual, à partida, não teria qualquer responsabilidade. A novidade do assunto e alguma inexperiência nossa em lidar com ele, aliada a algumas fragilidades no seio da nossa associação, derivadas do excesso de confiança que depositamos em várias pessoas, levaram a que assumíssemos o pagamento de mensalidades em atraso numa tentativa de resolver os inúmeros problemas criados na relação hotéis-madrinhas-ABRA, desta forma tentando garantir o melhor desfecho possível para os animais envolvidos.

Reconhecemos e assumimos os erros que cometemos em todo este processo e procuramos aprender com os mesmos. Todo o envolvimento da ABRA nestas matérias foi repensado e os procedimentos alterados por forma a que o envolvimento da ABRA seja menor e a sua posição esteja salvaguardada, na esperança que tais situações não se repitam.

Resta-nos agradecer àqueles que se uniram a nós nesta grande preocupação que é saldar a dívida que nos foi imputada, e que contribuíram monetariamente para ajudar nesta árdua tarefa.
Em nome de todos os voluntários da ABRA e de todos os animais que conheceram o lado mais triste da sua vida: o abandono, o nosso profundo obrigado!


Relação dos animais em questão

Imagem
Imagem
Avatar do utilizador
raquelp
 
Mensagens: 3467
Registado: Sábado Mar 31, 2007 18:05
Localização: Braga

Voltar para COMUNICADOS ABRA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante